Salão Duas Rodas 2011

A Yamaha divulgou seu lançamento da nova XT 660Z Ténéré. Com um design original, é a motocicleta ideal para pilotos que gostam de aventura. A Yamaha utilizou na XT 660Z Ténéré seu motor monocilíndrico, quatro tempos, de 660 cc de capacidade cúbica.

Robusto e muito confiável, este propulsor é, sem dúvida, um dos mais importantes fabricados pela Yamaha e já equipa a consagrada XT 660R. Inspirado no modelo usado pela XT500, da década de 70, esta configuração vem sendo usada desde então em diversos produtos da Yamaha no decorrer dos anos.

                                     
     

Com refrigeração líquida e alto torque

O motor quatro tempos, 660 cc, OHC (comando simples no cabeçote) da nova XT 660Z Ténéré está equipado com refrigeração líquida, injeção eletrônica de combustível e câmbio de cinco velocidades.

O propulsor foi otimizado para oferecer mais torque em baixas e médias rotações. Dessa forma, a nova 660 Ténéré oferece grande força para várias situações, seja na condução urbana ou em deslocamentos por estradas de terra.

A nova XT 660Z apresenta um leve e compacto motor de um cilindro monocilíndrico, com uma taxa de compressão de 10:1, altamente eficaz e com um diâmetro e curso de 100 mm x 84 mm. O propulsor é capaz de gerar 48 cv de potência máxima a 6000 RPM e torque máximo de 5,95 kgf.m a 5.500 RPM.

O cabeçote da XT 660Z traz quatro válvulas e o cilindro tem revestimento de cerâmica com pistão forjado.

Estes itens foram herdados dos modelos de competição da Yamaha YZF-R1 (superesportiva) e YZ 450F (MotoCross). Já o câmbio de cinco velocidades oferece engates suaves e precisos.

O motor é gerenciado por uma eficiente Unidade de Controle Eletrônico (ECU), que monitora e analisa, por exemplo, o sensor do ângulo de inclinação, sensores que avaliam a altitude, a temperatura do ar e admissão.

Na prática, o motor impressiona pela resposta rápida desde as baixas rotações e também por sua força, seja para retomadas de velocidade em saídas de curvas, para uma ultrapassagem segura ou até para encarar uma bela subida.

Chassi de duplo berço e ciclística acertada

A Ténéré XT 660Z é equipado com um chassi de duplo berço, cujo caráter robusto está adequado para longas viagens em qualquer tipo de piso e que acomoda perfeitamente o motor de um cilindro.

Compacta e leve, a estrutura tubular do quadro foi projetada para oferecer equilíbrio ideal ao piloto, resistência e rigidez contra torções, para melhorar ainda mais a circulação da moto em estradas de chão batido e também em vias asfaltadas.

Para oferecer elevados níveis de conforto para o piloto e garupa, além de rodar com bastante desenvoltura por os mais diferentes tipos de terreno, a nova XT 660Z Ténéré utiliza garfos telescópicos tradicionais, que oferecem 210 mm de curso na roda dianteira.

A suspensão traseira conta com braço oscilante fabricado em alumínio e suspensão MonoCross, com curso de 200 mm, ajustável em cinco posições, que absorve com maestria as imperfeições do terreno.

Este grande curso da suspensão não só torna a Ténéré uma motocicleta confortável para pilotar, mas também garante boa dirigibilidade em pisos irregulares, seja no asfalto, em deslocamentos por estradas de terra ou até em trilhas leves.

Para se ter uma frenagem potente e controlada, a nova Ténéré está equipado com dois discos de 298 mm de diâmetro, com pinça de duplo pistão.

E na traseira, disco simples de 245 mm de diâmetro. Este sistema de alto desempenho garante uma frenagem vigorosa, alta precisão e com muito controle, como nos modelos de caráter esportivo da Yamaha.

Para-brisa frontal

Na nova aventureira da Yamaha, o conforto e ergonomia são palavras-chave. O piloto fica bem posicionado, com a coluna ereta e conta com assento duplo.

Dessa forma, a Ténéré torna-se uma moto extremamente confortável, independentemente da jornada ou do caminho, seja de casa para o trabalho ou, que sabe, para “ganhar o mundo”.

Para ajudar a reduzir o cansaço do motociclista, principalmente em viagens longas, o modelo conta com uma robusto semi-carenagem aliada com o para-brisa, que desvia, com muita propriedade, o vento frontal, além de proteger o piloto de pequenos objetos e chuva.

Emoldurado, o bloco óptico – com dois multi refletores e lente em policarbonato que abriga duas parábolas com lâmpadas alógenas Head Ligth H7 12V 55 Watts.

Além de projetar um potente feixe de luz adequado, este conjunto também oferece uma melhor penetração aerodinâmica.

                                     
     

Tanque de combustível para longas viagens

Demonstrando que o grande potencial da XT 660Z Ténéré é o mototurismo de aventura, a moto está equipada com um grande tanque de combustível de capacidade (23 litros) – a mesma quantidade que abastece a XT 1200Z Super Ténéré –, que se integra perfeitamente com o design da parte dianteira da moto.

Apesar de sua grande capacidade, a largura e a altura do tanque de combustível ter sido minimizado por meio do alargamento do compartimento que fica sob o banco do motociclista. Dessa forma há mais um benefício: centralização de massa para oferecer uma condução mais agradável.

Protetores de motor e corpo

Com capacidade inigualável para enfrentar todos os tipos de viagens, XT 660Z Ténéré está pronta para encarar terrenos acidentados, o novo modelo está equipado com uma gama de protetores de série.

Para evitar danos no tanque de combustível e também no motor, a Yamaha instalou três protetores na nova Ténéré. A proposta é oferecer máxima proteção ao conjunto.

Destaque para protetores que ficam posicionados para proteger os cilindros do motor, além do protetor de cárter, item fundamental em modelos de características off-road, que tem como principal missão de enfrentar caminhos de terra e com pedras.

Cada um desses protetores pode ser facilmente substituído, permitindo que o proprietário da Ténéré possa manter sua Yamaha sempre em perfeito estado de conservação.

Modelo robusto, prático e elegante

O sucesso esmagador da linha Yamaha Ténéré é atribuída à sua combinação imbatível de utilidade, estilo e valor, características básicas que também aparecem no novo modelo.

Para fazer produtos desejados e da mais alta qualidade, a Yamaha sempre se empenhou em oferecer a mais ampla gama de motos, e a nova XT 660Z Ténéré complementa e amplia a família Ténéré no Brasil.

A XT 660Z Ténéré estará à venda nas Concessionárias Autorizadas Yamaha a partir de outubro disponível na cor azul. O preço público sugerido será em torno de R$ 30.000,00.

As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem. A Yamaha conta atualmente com uma rede de 553 concessionárias.

                                     
     

Publicado em: 03 de Outubro de 2011

     

Fonte: motokando.com

   
 
__________________________________________________________________________________________
 
ITACUÃ MOTOS
Av. Dr. Francisco Junqueira, 1500, Centro - Ribeirão Preto - SP
CEP: 14010-030 - Fone: (16) 2137-7300

ITACUÃ MOTOS II
Av. Dom Pedro I, 1041, Ipiranga - Ribeirão Preto - SP
CEP: 14055-620 - Fone: (16) 2137-7200
www.itacuamotos.com.br
2020/9/19 | 14:54:08

IMPRIMIR